terça-feira, 11 de junho de 2013

Tutorial - Dicas para quem pretende comprar e reformar um Opala por João Gilberto Fonseca

Estou criando esse “tutorial” para auxiliar os marujos de 1º viagem, que tem o desejo de resgatar as suas maquinas, mas tem dúvidas de como fazê-los, o que envolve uma reforma, os custos e se vale realmente a pena reformar um carro.

As informações passadas nesse são baseadas na minha experiência com a restauração do meu Opala Comodoro ano 1985 e na reforma do STD 1979, não sendo nenhuma verdade absoluta, apenas resultado de tentativas, acertos e erros, assim peço que os amigos mais experientes comentem, me corrijam e ajudem a aperfeiçoar esse material.

                                “A vida é feita de sonhos, e um sonho não tem preço”
                                

1º - Comprando um Opala

O Opala realmente é um carro que marcou a história automobilística nacional, o sonho de consumo de uma geração hoje continua sendo objeto de desejo de colecionadores e admiradores do modelo.

Para aquele que deseja adquirir um Chevrolet Opala é necessário estar ciente de suas reais intenções com o veiculo, há aqueles que desejam reformar ou restaurar um carro, tarefa essa não tão fácil e que desprende do proprietário certa dose de paciência e dedicação, além de recursos para aplicar num trabalho como esse.

Caso o novo Opaleiro não tenha paciência para aguardar meses ou anos até seu veiculo ficar pronto é recomendável adquirir um exemplar já em funcionamento, restaurado ou bem cuidado, o valor de um carro desses em bom estado de conservação e dependendo do ano/modelo não sairá por menos de 12 Mil Reais chegando até a casa dos 50 Mil Reais como é o caso de alguns SS-6 anteriores a 1974, estes valores podem ser considerados baixos em relação ao custo de reformas ou restaurações.

Alguns itens que devem ser observados na hora da compra do carro.

Elenco superficialmente alguns itens que em regra geral devem ser observados na hora da compra do seu Opala, é recomendável que um funileiro e um mecânico de confiança acompanhem a vistoria do veiculo para ajudá-lo na escolha. Se possível reúna todas as informações sobre o modelo/ano pretendido, se familiarize com o carro, participe de fóruns, vá a exposições e veja o modelo pessoalmente, observe várias fotos detalhadas, isto o ajudará a reconhecer possíveis adaptações.


Lataria



Oxidação
Um dos males que mais prejudica a lataria do Opala é a ferrugem, existem alguns lugares onde geralmente elas aparecem com mais intensidade.


Caixas de ar
Caixas de Roda
Quina dos vigias e para-brisas
Bacia do Estepe
Assoalho














Dependendo do grau de oxidação vale à pena recuperar a peça ou substituir, em geral é fácil encontrar essas peças ou remendos para uma possível substituição.

Painel traseiro ou dianteiro

Dependendo do ano e modelo do veiculo um painel traseiro para substituição pode chegar até a R$ 2.500,00, então observe se estas peças estão em bom estado ou podem ser recuperadas.

Painel corta fogo e túnel















Alguns modelos anteriores a 1979 podem ter sido adaptados por seus proprietários para utilizar o cambio moderno ou descer o cambio da coluna de direção para o assoalho, para isso é feita uma adaptação onde se corta parte do painel corta fogo e do túnel do carro, verifique se o serviço foi bem feito e se você deseja ter um carro com tal adaptação.

Cofre do Motor e Longarinas
É importante sempre verificar as paredes do habitáculo do motor, se houver marcas de amassado ou lata enrugada significa que o carro possivelmente tenha sido batido, e dependendo da batida o carro pode estar com a estrutura desalinhada.















As longarinas são a base de sustentação e alinhamento da carroceria do carro, é valido observar se elas estão em boas condições, sem oxidação, trincas, amassados ou remendos. É encontrada com mais incidência trincas e remendos na longarina do lado direito (motorista), ao lado da caixa de direção, junto ao parafuso que prende o quadro agregado de suspensão à carroceria. Se houver trincas e remendos esteja ciente que deverá ser feito um novo reforço no local.















Mecânica 















Sem dúvidas uma das características marcantes do Opala é a sua mecânica robusta, confiável e de fácil manutenção, peças de desgaste comum são encontradas facilmente no mercado de autopeças ou pela internet, entretanto alguns itens devem ser inspecionados antes da compra.

Primeiramente verifique se o motor condiz com o que está discriminado no documento do carro, nos modelos mais antigos não era obrigatório o registro do numero do motor no documento, então verifique pela cilindrada, de 65CV à 89CV corresponde ao motor de 4 cilindros, entre 122 CV à 153CV ao motor de 6 cilindros.

É recomendável a presença de um mecânico ou um Opaleiro mais experiente para auxiliá-lo a identificar alguns itens como o modelo do cambio e diferencial, se são compatíveis com a motorização do veiculo, e se estão com suas engrenagens em bom estado de funcionamento.

O quadro agregado da suspensão deve ser observado também, é ele que sustenta e fixa o motor à carroceria do carro além do conjunto de suspensão, em alguns casos ele costuma “abrir”, carros com o pneu gasto por dentro denunciam esta abertura (cambagem aberta), será necessário retirar o quadro para fazer o alinhamento. Observe se há trincas no quadro junto ao batente que o prende à carroceria.

Fique atento a veículos com a mecânica por fazer e faltando peças, algumas são apenas encontradas em desmanches e vendidas em conjunto, procure se interar do que falta, faça orçamentos e analise a viabilidade.

Acabamento Externo















Dos modelos a partir de 1980 À 1992 boa parte dos acabamentos externos são facilmente encontradas e com um preço relativamente em conta, entretanto nos modelos entre 1969 à 1979 o cenário é diferente, se quiser um carro com bastante detalhes seja atencioso na hora da compra.

Nos modelos de 1969 à 1979 vale a pena observar os seguintes itens:
-Grade dianteira
-Acabamento do painel entre lanternas traseiras (1969 à 1974)
-Aro / Contorno dos piscas
-Frisos das caixas de roda e caixas de ar
-Frisos da calha do teto
-Frisos da borracha do parabrisa e vigia traseiro
-Frisos da pestana dos vidros da porta
-Retrovisores
-Tampa do tanque de combustível
-Picaretas do pára-choque
-Emblemas em geral
-Friso do teto de vinil e vinil (nos modelos com esse opcional)

Alguns destes itens são vendidas réplicas com um valor acessível mas de qualidade não tão boa, peças originais e usadas quando encontradas em bom estado são supervalorizadas.

Acabamento interno 













Vale a mesma regra acima, ainda é possível encontrar com certa facilidade acabamentos para os modelos acima de 1980, para os anteriores os valores são salgados então atente-se para alguns itens:
- Estrutura das laterais de porta
- Console central
- Difusores de ar
- Funcionamento do painel de instrumentos
- Latinha do cinzeiro (laterais de porta e painel)
- Almofada do Painel (geralmente apresentam trincas)
- Volante (capa e acionador de buzina)
- Acionador de luz alta no assoalho
- Acionador do esguicho do limpador do vidro no assoalho
- Suporte do extintor
- Parafuso corta corrente (em baixo do painel)

Os outros itens são de fácil substituição, forração de teto, forração dos bancos, laterais de porta e carpete são encontradas em modelos similares e existem profissionais que realizam esse serviço com qualidade.

Lembrando mais uma vez que deve se compreender o que realmente espera do carro, se não tiver paciência e nem tempo de correr por desmanches e feiras de antigos atrás de peças, ter dor de cabeça com funileiro, mecânico, eletricista e tapeceiro, e calma para esperar o carro ficar pronto, invista em um carro já reformado ou em bom estado, o valor pode ser alto mas além de estar pagando por um ótimo carro você estará comprando paz, tranqüilidade e comodidade, isso não tem preço.
Aqui se encerra a Primeira parte pessoal, na próxima veremos mais!

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