terça-feira, 11 de junho de 2013

Mancadas da linha Chevrolet Opala

Relato de Anderson Fernandes

Então pessoal...vc's nem imaginam o que descobri esses dias...estava abastecendo em um posto...depois de um rolézinho com o opalão(fim de semana)...como sempre faço de costume...

E do nada...correndo na direção do meu opala...um senhor já de idade(70/80 anos)...admirado ao ver um modelo 72...rodeou todo o carro...e isso parece que o levou de volta naquele tempo...

Pois ele me soltou essa:... - "Noosaaaa!!!...Nem acredito que estou diante do "ATROPELADOR"...

Nisso o frentista já me olha meio que torto... querendo dizer...'Acho que esse velhinho aí... é meio gagá'...

Levando na esportiva...e rindo...ainda perguntei pra ele; - Mas porque 'atropelador'...como assim??...

E ele:... - Então vc é o dono dele... e não sabe??...Era chamado assim por causa dos piscas 'falsos/enfeites' nas laterais...as pessoas não conseguiam ver a seta(verdadeira)...na saia dianteira(pequeninas)... e não sabiam pra que lado o carro iria virar...ocasionando assim os atropelamentos...

E ainda continuou:... - Houve muitos atropelamentos naquela época...foi muito discutido...inclusive em matérias de jornais...porque os atropelamentos eram em sua maioria...causadas por 'esse' modelo de carro...e as vítimas relatavam não saber para que lado o motorista...iria entrar numa via...

Nessa hora fiquei mudo...não sabia se era uma piada do velhinho...ou se era fato verdadeiro...até fazia sentido de tanta 'seriedade' com que ele relatou o fato...

Disse ainda...que logo depois em 73/74...a chevrolet 'consertou essa 1º mancada'...passando as setas para o alto...ao lado dos farois...

Aí nessa hora...já pude sacar que ele realmente conhecia...dos modelos da linha chevrolet opala...fiquei admirado com a história contada por ele...

Eu disse a ele... que realmente desconhecia tal fato...apesar de conhecer bem sobre a linha opala/caravan... e ter o veículo já há 15 anos comigo...entre outros modelos...

E ele 'entusiasmado' com o papo...soltou mais essa:... - Hááááá...então nem preciso falar da '2º mancada' da chevrolet né???...Essa outra aposto que vc sabe??...

Esboçei um sorriso meio que sem graça...dando a entender que eu não sabia de p***a nenhuma... Rrrsss!!

Aí ele foi logo soltando...que a outra mancada era a 'abertura do capô para trás'...E eu...'ingênuamente' fui interrompendo ele...falando que não... o erro era a abertura do capô...'pela frente'...(como são os de 69 ao 74)...

Pois dependendo da velocidade...o capô abria de uma vezada só...tampando a visão do motorista e ocasionando possíveis acidentes...

Nessa hora o velhinho ainda 'tirou onda comigo'... - Xííííí...meu 'jovem'...vc não sabe da missa a metade...tem certeza que vc conhece de opalas???...deixa eu acabar de falar meu rapaz...

Reconhecendo que eu o havia interrompido...pedi desculpas e falei pra ele prosseguir na conclusão dele...(crente que eu ainda estava certo e que dele... iria ouvir besteira)...

E ele mais uma vez... com toda a certeza...de ter 'vivido/presenciado' o fato...continuou:...

- A 2º mancada foi a chevrolet ter feito o capô com a abertura para trás nos modelos de 75/76 em diante...achando que havia 'melhorado' essa questão que vc citou do capô abrir com o vento...como nos 1º modelos do opala...

- Só que 'estatísticas' de acidentes 'frontais' foram 'catalogadas' na época... como sendo as maiores em números de vítimas... 'decaptadas' por esses modelos...

- Por conta do capô na hora do ímpacto... abrir, quebrar o para-brisa e 'decaptar' os passageiros da frente...bem como os motoristas...
visto ainda que o cinto de segurança era abdominal...e as vítimas iam de encontro ao capô...sofrendo assim a inevitável decaptação...

Ouvindo tudo aquilo...o frentista já estava de braços cruzados...boca aberta e olhos arregalados...nem queria trabalhar mais...eu idem...

Ouvindo com atenção e espanto... aquelas histórias que envolviam os nossos queridos opalas e caravans... 'vividas e presenciadas' por aquele senhor de aparência humilde...mas de conhecimento grande daquela época...e tbêm inesquecível para ele...

Saí de lá...agradecido pelas histórias contadas por ele...sem saber se realmente foram verdadeiras ou não...mas que fazem um mínimo ou um máximo de sentido...se a gente parar pra analisar as questões envolvidas("MANCADAS DA LINHA CHEVROLET OPALA")...

Perguntei ainda(pelo seu vasto conhecimento)...se ele já havia trabalhado na área da chevrolet daquela época...e ele respondeu que sim...trabalhava na linha de controle de qualidade da GM...

E que ínclusive havia sido 'despedido' por justa causa...por conta de uma briga interna com um dos 'projetistas/engenheiros' da fábrica...(e não quis comentar o motivo)...

Alguêm aqui já ouviu relatos semelhantes a estas histórias curiosas??...

Se a gente for observar direito...apesar do capô abrir com a força do vento..."Não é de hoje"...que a maioria(ou todos) os veículos...são feitos com a abertura do capô pela frente mesmo...

E quanto às setas luminosas(piscas)...nunca mais foram feitos para ficarem na 'saia' dos veículos...

No máximo...junto ao para-choque(nas pontas)... em alguns modelos de carros no final dos anos 70...e depois já nos anos 80 em diante...a grande 'maioria'...com as setas ao lado dos faróis mesmo...

Olhando por esses lados...a história contada por aquele velhinho...fáz muito sentido sim...vai saber né?!...e até hoje eu não consegui tirar isso da minha cabeça...histórias 'fantásticas'(suspense total)...

Nossa Opinião

Eu acredito que o que o Senhor falou para nosso amigo seja verdade pelo menos a maior parte.
     Após ver algumas fotos na internet (fotos pesadas por sinal e por isso não vou postar aqui) percebi que o capo pode sim vir a decapar os indivíduos que estão sentados na frente, ainda mais se o capo for elevado como alguns gostam de fazer.
    Creio também que os falsos piscas tenham causado alguns acidentes sim! até eu me confundo as vezes! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário